31/05/2011

Como desenhar L (Death Note)

Death Note opening 2 - What's up people (Maximum the Hormone) & Death Note ending 2 - Zetsubou Billy (Maximum the Hormone)

Death Note opening 1 - The World (Nightmare) & Death Note ending 1 - Alumina (Nightmare)

DEATH NOTE

Agora, um mangá que é uma mistura de Seinen com Shonen. Ou seria Shonen com Seinen...?



É uma obra de Tsugumi Oba ilustrada por Takeshi Obata. Death Note teve seu primeiro mangá lançado em 2003 e foi serializado pela Weekly Shonen Jump, que como já foi dito em outro post, é uma revista de mangás Seinen. Death Note, porém, mistura um pouco de Shonen na trama. Pelo tempo que esteve em lançamento, a série bateu outras muito famosas e é tida, por muitos, como a melhor de todos os tempos.
Death Note tem um clima meio pesado. Tendo músicas de heavy metal como opening (abertura) e ending (encerramento). Atrai fãs principalmente entre 15~20 anos, que é o público alovo do Seinen. Mas também atrai o público mais novo, que é o público Shonen.
O mangá possui 108 capítulos, com um total de 12 volumes; o anime, 37 episódios. A série ainda possui três filmes Live Action e um volume especial do mangá: "volume 13: How to Read", que revela fatos secretos como, por exemplo, o verdadeiro nome do detetive L.



A história se passa no Japão da atualidade. O personagem principal chama-se Yagami Raito (ou Yagami Light, na versão americana) que é o aluno número um de todo o Japão e também filho do comandante da polícia japonesa. Uma tarde, durante sua aula, Raito avista, pela janela, um caderno cair do céu. Ao termino da aula, ele o apanha e leva para casa. Na capa do caderno está escrito "Death Note". Já no seu interior, há regras de como utilizá-lo. Segundo elas, o humano que tiver o seu nome escrito no caderno, morrerá. Algumas condições, porém, eram necessárias para tal feitio.
Raito, então, começa a usar o caderno para matar todas as pessoas que julga serem corruptas e/ou contribuintes para a má fase do mundo. Com o tempo, as pessoas percebem que tantas mortes por ataque cardíaco não poderia ser coincidência e passam a chamar o ser por trás desses acontecimentos de "Kira". A Interpol também percebe e decide tomar providências. Para isso, contratam o melhor detetive do mundo que não revela seu nome nem face. Conhecido apenas como "L". A partir daí, desenrola-se uma batalha mental entre L e Kira. Uma vez que Kira não sabe o nome nem rosto de L (condições necessárias para matar uma pessoa através do Death Note) e L não sabe quem é Kira. Até a próxima, galera!


29/05/2011

Cenas de lutas Shonen

Como desenhar personagens Shonen masculinos

Como desenhar personagens Shoujo femininos.

MANGÁS

Falei até agora apenas de histórias de mangás e ainda por cima, todos Shonen. Neste post tentarei ajudar alguns que não conhecem muito sobre mangás e ajudar os que entendem, a aprimorar seus conhecimentos.

Dragon Ball.       Death Note. 

Mangá é uma palavra japonesa que significa literalmente “história em quadrinhos”. Sendo utilizada no Japão para designar qualquer tipo de história em quadrinho (obviamente). Surgiu a partir do Oricom Shohatsu (teatro de sombras). É normal um mangá ter uma versão animada e tornar-se um anime. Mas o contrário também acontece. Quando um anime toma uma versão impressa originando um mangá.
Sentido da leitura do mangá.
O mangá, como muitos já sabem, é lido no sentido oposto de um quadrinho brasileiro, americano, etc. A leitura correta de um mangá, é feita da direita para a esquerda, de cima para baixo (como mostra a imagem acima). Desta forma, vocês começariam a ler um mangá por onde normalmente seria o final de um livro ocidental.
Dragon Ball. Death Note.Shin-chan.

Mangás não têm que ser obrigatoriamente de luta ou de comédia, ou para meninos ou para meninas, ou para crianças ou para adultos; existem diferentes tipos de mangás. Cada um destinado a um determinado público alvo.
KODOMO: Mangá destinado ao público infantil. Geralmente abordando comédias e assuntos simples. Exemplo: Crayon Shin-chan.
SHOJO ou SHOUJO: Mangá destinados a meninas adolescentes. Como homem, não tenho muita experiência com esse tipo de mangá. Mas tem como principal característica, o clima onírico com histórias lacrimosas e românticas, com a personagem principal sendo uma adolescente. Exemplo: Nana.
SHONEN: O gênero com maior quantidade de mangás. Destinado ao público masculino adolescente, o gênero aborda geralmente, a amizade, lutas, perseverança, etc. Geralmente, tendo com personagem principal, adolescentes do sexo masculino. Exemplo: Dragon Ball, One Piece, Naruto, etc.
SEINEN: Mangás destinados ao público adulto masculino, abordando assuntos mais sérios, como: violência, sangue, sexo, etc. Exemplo: Lobo Solitário.
JOSEI: Basicamente igual ao Seinen. Porém, destinado ao público adulto feminino.
YAOI: Derivação do Josei. Aborda relacionamentos homossexuais entre homens.
YURI: Derivação do Seinen. Aborda relacionamentos homossexuais entre mulheres.
Cada um desses gêneros, possui uma revista de lançamento semanal. Sendo lançado cada gênero em uma revista diferente. Exemplo: Shonen Jump (shonen), Young Jump (seinen), etc.
É isso, galera. Tentei explicar tudo que sei da melhor forma. Espero que tenham gostado e até a próxima!

One Piece opening 1 - We are! - Beatbox

Bleach opening 9 - Velonica (Aqua Timez)

Bleach opening 1 - Asterisk (Orange Range)

Fechando a Trindade Sagrada, temos o mangá de espadas mais emocionante da atualidade. É, o de cabelo laranja, alto, mal educado... Senhoras e senhores, com vocês, Bleach!
 
Bleach.


Bleach é uma obra do mangaká Tite Kubo e teve seu primeiro volume lançado em 5 de Janeiro de 2002. Teve uma versão para anime em 2004. Bleach conseguiu um grande número de fãs talvez pelo fato de além de ser um mangá de luta, abordar o assunto de uma forma que os fãs amam: Espadas. No mundo de Bleach, o que predomina são as Zanpakutous. Zanpakutous são as chamadas espadas carregadas pelos Shinigamis, Arrankars e Vaizards. Toda Zanpakutou tem duas liberações: Shikai, que libera apenas a verdadeira forma da espada, liberando mais poder. E a segunda: Bankai, geralmente obtido apenas por comandantes de divisões devido à sua dificuldade. A Bankai muda a forma da Zanpakutou e revela seu verdadeiro poder. Existe, porém, outro tipo de liberação: Resurrección, que é uma espécie de Bankai dos Arrankars. Mas ao invés de mudar a forma da espada, os Arrankars que mudam de forma.
 
Bankai.
Ulquiorra.



A história de Bleach se passa numa época não muito diferente da nossa. Poderia dizer-se, até, que é como o Japão dos dias atuais. O protagonista é Kurosaki Ichigo, um adolescente de 15 anos, ruivo, alto, magro e mal educado. O pai de Ichigo é médico e fez de sua casa um pequeno hospital. Ichigo tem duas irmãs: Karin e Yuzu. Ichigo, porém, não é um adolescente comum. Pois desde pequeno tem o dom de ver fantasmas. Esse dom nunca incomodou Ichigo, ele conversava e até ajudava os fantasmas. Até que em um belo dia (ou não), uma Shinigami entrou pela janela do seu quarto. Após uma discussão entre Ichigo e a Shinigami (que estava assustada por Ichigo conseguir enxergá-la), um hollow (fantasma de alguém que se corrompeu antes de morrer e por isso vaga em busca de espíritos para alimentar-se) invadiu sua casa em busca do forte poder espiritual presente nela (devido a Shinigami e a Ichigo, que pode ver fantasmas). O hollow captura a irmã de Ichigo e depois de tentar resgatá-la, Ichigo se vê obrigado a fincar a Zanpakutou da Shinigami em seu peito, de forma a receber parte dos poderes dela e tornar-se um Shinigami honorário. Ichigo então derrota o hollow e fica amigo da Shinigami, que se chama Kuchiki Rukia. Após conseguir os poderes Shinigamis, Ichigo entra em vários problemas envolvendo seus amigos (Rukia, Orihime, Uryuu, Chad, Urahara), a Soul Society (Sociedade das almas), e o Gotei 13 (esquadrões de Shinigamis da Soul Society). Para conferir mais das aventuras de Ichigo em sua turma, basta acompanhar o mangá. Fica por aqui mais um post, fechando, desta forma, a Trindade Sagrada da Shonen Jump. Espero que tenham gostado e até a próxima!
Bleach.


Naruto shippuden opening 9 - Lovers (7oops)

Naruto shippuden opening 1 - Heroe's Come Back (Nobody Knows)

Naruto opening 2 - Haruka Kanata (Asian Kung-fu Generation)


O anime mais popular do Oriente já foi... Chegou a vez do Ocidente!

One Piece pode até ser o mais vendido de todos os tempos, o mais popular da SJ, mas por essas bandas quem domina é Naruto! Apareceu na Jump em 1999 e teve sua versão em anime a partir de 2002. Criada pelo mangaká Masashi Kishimoto, a série Naruto faz parte da Trindade Sagrada da Shonen Jump (os três maiores sucessos da revista) juntamente com One Piece e Bleach. Naruto tornou-se mais popular no Ocidente devido ao canal fechado “Cartoon Network” e ao canal “SBT”. Naruto teve uma versão dublada aqui no Brasil (o que causou uma enorme fúria nos fãs, inclusive em mim o/, pois teve a versão original muito infantilizada. Com ausência de sangue, cenas eróticas e afins.) e a distribuição do mangá ficou por conta da Panini, que fez um excelente trabalho com a divulgação e tradução. Todos esses fatores contribuíram para a rápida ascensão do anime no Ocidente.
Narut
Naruto também carrega a fama de ser responsável por inspirar vários jovens a começar a ler mangás. A maioria dos otakus adolescentes brasileiros (kkkkk, engraçada essa caracterização) tem Naruto como anime preferido. É tanto que em eventos de animes/mangás, a maioria dos cosplays é de personagens da série. Naruto é dividido em duas partes: a parte original, que se passa até os 12~13 anos do personagem principal e a parte Shippuden, que se passa 2 anos após a anterior. O anime carrega todos os tipos de fãs. Desde crianças de 4 anos, até mães e pais de família. Já o mangá, atinge, geralmente, o público adolescente.
Naruto e Shippuden.
A história gira em torno de Uzumaki Naruto, um órfão que mora a Vila da Folha (“Konohagakure no Sato” ou só “Konoha” no original) e torna-se um Genin (ninja recém formado). Ele carrega dentro de si o demônio mais poderoso que já existiu: a Kyuubi. Que uma vez atacou a vila sua vila enquanto ele ainda era bebê e o Quarto Hokage, como forma de proteger a sua vila, deu sua vida para aprisioná-la dentro do corpo de um bebê (Naruto). Naruto então, carrega consigo o fardo de ser odiado por todos por carregar um monstro consigo. Ao mesmo tempo, existe uma organização chamada “Akatsuki” que almeja capturar o demônio que habita o interior do protagonista. Naruto, ainda assim, consegue fazer muitos amigos, protege com todas as formas os seus laços de amizade, indo até o fim por um amigo. O seu sonho é tornar-se o Hokage (ninja mais forte de Konoha), provando que é forte e merece o respeito de todos. Acompanhem o Naruto, o Sasuke, a Sakura e o Kakashi em suas aventuras!Valeu, galera e até a próxima!
Naruto Shippuden.

One Piece opening 14 - Fight Together (Namie Amuro)

One Piece opening 1 - We are! (Hiroshi Kitadani)

ONE PIECE

Bom, pra começar, por que não falar sobre o anime/mangá mais popular atualmente no  Japão? One Piece, é claro!


A série de sucesso  estreou oficialmente na Shonen Jump em 1997. É uma obra de Eiichiro Oda, nascido em 1 de Janeiro de 1975. One Piece, traz uma história com um tema “clichê”: luta. Oda, porém, consegue  fazer com que a série fuja um pouco do gênero, trazendo personagens carismáticos e misturando com uma temática nada comum. Fazendo gerar dentro da trama romance, humor e intrigas. A série consegue, ainda por cima, fazer com que o leitor interaja com ela. Causando nestes, a vontade de entrar no mangá e ajudar o personagem.
One Piece possui, até agora, 625 capítulos no mangá, 498 episódios no anime e 11 filmes. Além disso, participou de uma OVA com Toriko e produziu um mangá em parceria com Akira Toriyama (criador de Dragon Ball) intitulado “Cross Epoch”. One Piece, recentemente, bateu o recorde de Dragon Ball e tornou-se o mangá mais vendido de todos os tempos com 158.000.000 de cópias pelo mundo todo. Sendo também apontado como mangá de maior sucesso da SJ (Shonen Jump), por uma pesquisa realizada pela mesma.
A história de One Piece passa-se na famosa era pirata. Segundos antes de ser executado em público, o até então Rei dos Piratas, Gold Roger, anunciou para o mundo todo que deixaria todo o seu tesouro para quem o encontrasse. O anuncio gerou uma enorme reviravolta. Fazendo com que a era pirata que estaria para ser extinta, desse a volta por cima, tornando-se ainda mais forte. Várias pessoas do mundo todo então se tornaram piratas. Almejando  encontrar o tesouro do Rei, chamado “One Piece” e tornar-se o novo Rei dos Piratas.


Algum tempo depois, Monkey D. Luffy (Monkey D. Ruffy no anime), decide se tornar um pirata para devolver um chapéu de palha para um amigo seu e almejando, acima de tudo, torna-se o novo Rei dos Piratas. Luffy encontra em sua jornada vários companheiros para sua tripulação: Zoro, Usopp, Sanji, Nami, Chopper, Robin, Franky e Brook, além de vários amigos que deixa por onde quer que passe. Entre idas e vindas, o bando vai enfrentando vários problemas. Desde os mais simples até os que envolvem poderes mundiais. Superando todos eles sempre com muita garra, o laço de amizade entre os membros aumenta cada vez mais, gerando mais conquistas e diversão. Se você leu o post e se interessou pelo mangá, o que posso dizer é que recomendo. Pois na minha humilde opinião, é o melhor mangá já feito. Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Inauguração

Gostaria, primeiramente, de anunciar a inauguração oficial do site themangalive.blogspot. Este será um site onde tentarei ao máximo deixá-los informados sobres os melhores mangás, não só da atualidade, como de todos os grandes sucessos já criados.
Agradeço desde já à todos que deram-se ao trabalho de ler até aqui e que, posteriormente, pretendem acompanhar meus posts.

Abraços, João Pedro.